quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Descrição da atividade 2 Relação homem-técnica

Descrição da atividade 2


Relação homem-técnica

Essa atividade propõe que você faça uma análise de três situações-problema que se referem à relação homem-máquina no cotidiano. Após ler o texto “relação homem-técnica” (jornal, pág. 06), que está no acervo do curso, você deverá acessar o material online do curso através do link: http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod88739/v1/modulo3/index.html.Lá se encontram as instruções para a realização desta atividade. 

ATENÇÃO: Na hora de escolher o perfil escolha SOZINHO. Esta é uma atividade INDIVIDUAL. A produção deverá ser feita em forma de ANIMAÇÃO ou HQ, postada em seu site/blog e seu link compartilhado no fórum.


Relação homem-técnica

 Curso Redes de Aprendizagem.
Nesta atividade tivemos como sugestões de vídeos:
• Campanha publicitária de telefonia celular que discute o impacto das tecnologias móveis no cotidiano (a partir das ideias contidas no site mobileactive.org)
• Rafinha 2.0. Vídeo criado por Gustavo Donda e a equipe da TV1, apresentado na 1ª Conferência Web 2.0 sobre a revolução na comunicação e na economia causada pelas mudanças tecnológicas.

• Em TEDxPSU, Ali Carr-Chellman identifica razões pelas quais meninos são ainda mais desinteressados que as meninas nas escolas.
Dentre os vídeos assistidos gostaria de dar destaque ao segundo vídeo "Como a telefonia celular pode vir a mudar nosso cotidiano no ano de 2020" ele mostra todo o avanço dessa tecnologia tão utilizada e com várias utilidades. A partir do que está sendo exposto no vídeo, percebemos que o celular pode ser uma ferramenta muito importante para ser usada também na sala de aula, pois trata-se de um instrumento que desperta a curiosidade das pessoas na busca de descobrir todas as utilidades que este objeto inovador possui, bem como possibilita a interação entre os "mundos".

calvin_rotina
apenas diversão...

2.2.Comunidades de Práticas.

2.2.Comunidades de Práticas.
Vamos refletir acerca dos aspectos apresentados sobre a importância da colaboração e reciprocidade em uma rede virtual.
  1. Você participa ativamente, buscando cultivar suas relações sociais e/ou contribuir para o progresso coletivo, no caso de redes com objetivos específicos?
  2. Você costuma comentar/avaliar os trabalhos compartilhados por seus pares? Por exemplo: mensagens nos fóruns, postagens nos blogs dos colegas, mensagens na Comunidade Redes de Aprendizagem, no e-ProInfo etc.
  3. Como se sente quando recebe comentários? Você verifica, e responde, quando for o caso, às mensagens que recebe em seu blog e nos fóruns?
  4. Entre as redes que você participa, quais se enquadram na definição de “comunidade de prática”, apresentada por WENGER (2006)?
  5. Você considera que a(s) comunidade(s) poderia(m) evoluir em algum dos requisitos: domínio, comunidade e prática? Quais estratégias poderiam contribuir nesse sentido?

Agora compartilhe aqui as descobertas feitas e exponha sua proposta para de estratégias de aprimoramento das redes.
A era tecnológica introduziu mudanças em todos os setores da vida humana, interferindo nas relações do sujeito com o mundo e produzindo novas subjetividades. As tecnologias da informação revolucionaram as formas de acesso ao saber e de comunicação humanas, introduzindo a possibilidade de relacionamentos virtuais entre pessoas de todo o mundo. As comunidades virtuais são o resultado de uma nova forma de organização social que surgiu na contemporaneidade: a sociedade em rede. Partindo da noção de adolescência como um momento da vida decisivo para a inserção cultural e social, buscamos investigar o uso que os adolescentes fazem desses dispositivos de socialização no espaço virtual. Defendemos a hipótese de que as tecnologias da informação e da comunicação apresentam efeitos paradoxais, pois, ao mesmo tempo que rompem com valores de referência tradicionais, permitindo a liberdade de expressão e a criatividade; elas reforçam as desigualdades sociais, numa lógica de poder que se assenta sobre a imposição de valores do mercado capitalista. Através da leitura das narrativas dos adolescentes nos fóruns de algumas comunidades do Orkut, facebook, buscamos investigar se essas comunidades virtuais têm sido utilizadas como um espaço de expressão das singularidades, contribuindo para a formação reflexiva e crítica dos adolescentes, ou se, pelo contrário, elas têm servido à padronização de discursos, imagens e ideais, promovendo a segregação e servindo ao mercado de consumo.

ARTIGOS SOBRE CULTURA JOVEM...

http://infojovem.org.br/infopedia/tematicas/tempo-livre/cultura-juvenil/
http://pessoas.hsw.uol.com.br/cultura-jovem.htm

atividade 2.1 cultura jovem

                   Entre os confrontos do “antigo” e do “novo” os jovens fazem suas escolhas. Estas escolhas, muitas vezes se dão a partir do contato com as diferentes ideologias, que às vezes são influenciadas pela mídia e os seus apelos de consumo.
A cultura juvenil se expressa por meio da música, do cinema, do teatro e das artes em geral e encontra um grande desfio porque a indústria da cultura tenta transformar estas expressõescontestatórias em produtos prontos para o consumo.
Ao lado da cultura industrial de massa, a juventude expressa cada vez mais sua cultura por suas vivencias cotidianas como por exemplos a capoeira, os grupos de hip-hop, rock, rodas de samba, e também grafite, desenho animado, zines, e as ferramentas audiovisuais que aproveitam as tecnologias de informação e comunicação como o you tube, Orkut, flicker, diferentes blogs, entre outros.
“O que está em jogo hoje na cultura produzida pelos jovens é a emergência da criação. E o acesso às novas mídias tem reforçado essa questão. Sob a bandeira da inclusão digital e democratização do acesso aos meios de comunicação, está a ideia de que é possível fazer, escrever, compor, interferir, difundir. Daí a pertinência do debate sobre propriedade intelectual e livre circulação do conhecimento e da cultura”.
Saiba Mais! “Cultura Juvenil: faça você mesmo!”
            yesO texto do historiador Eleilson Leite fala uma pouco da cultura juvenil na atualidade. Vale a pena dar uma olhada:enlightened
Com link no blog:http://eepceliamn.blogspot.com/wink VANESCA


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

3.2 -Buscando pontes de cooperação com a comunidade.

3.2 -Buscando pontes de cooperação com a comunidade.
Na atividade anterior (portifólio), você registrou um histórico de ações entre escola e comunidade.
Agora, pretendemos avançar no caminho de articulação de pontes de cooperação. Para isso, sugerimos que você realize um mapeamento de Instituições que já realizam trabalhos sociais na comunidade e conheça suas propostas e projetos, de forma a avaliar apossibilidade de cooperação com ações da escola e realização de projetos em parceria.
                      Tivemos alguns parceiros no ano de 2013 e esperamos além de manter esses parceiros buscar novos colegas interessados e comprometidos com a educação. Um deles foi a AGETRAN com palestras  e cursos relacionados ao trânsito para ampliar o treinamento e conhecimento perante a forma correta de se comportar no Trânsito.
               Também tivemos parcerias com apolicia militar com o PROERD com ação antidrogas na escola.
                            Nosso foco para 2014 são os pais para que eles possam interagir com a escola e possa transmitir mais conhecimento aos alunos relacionado ao seu trabalho ou quem sabe parcerias .

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

ATIVIDADE 1.3 RELAÇÃO HOMEM TÉCNICA.

Relação homem-técnica.

 Momento 1:

Hoje, há uma grande quantidade de vídeos na rede, em sites como o YouTube, Vimeo, entre outros.

Indicamos alguns vídeos para o(a) seu(sua) formador(a), visando a instigar reflexões e debates acerca da complexa relação homem-máquina. Seu(sua) formador(a) irá indicar os vídeos que considerou mais pertinentes para esse momento.

Momento 2:

Além dos vídeos, que tal buscar exemplos práticos na sua história que lhe ajude a observar essa problemática?

Sugerimos um foco especial aos processos de inteligência e aprendizagem. Busque identificar exemplos de comparação de tecnologias na realização de ações/trabalhos cotidianos e compare as influências/mudanças. Tente analisar diferentes estratégias e formas de raciocínio e a relação com as tecnologias de suporte.

Situação-problema 2:

Analise a realização de tarefas escolares, comparando diferentes gerações.

    • Como as crianças e jovens realizam as tarefas escolares hoje? Quais tecnologias e dispositivos de suporte utilizam?
    • Quais diferenças podem ser identificadas em relação às gerações anteriores?
    • De que forma você considera que a mudança de tecnologias alterou o processo?

RESPOSTA ATIVIDADE 1.3



ATIVIDADE 1.2 - INGRESSO NA COMNIDADE VIRTUAL REDES DE APRENDIZAGEM, NO E-PROINFO.

Ingresso na Comunidade Virtual Redes de Aprendizagem, no e-ProInfo

Momento 1:

Convidamos você a ingressar na Comunidade Virtual Redes de Aprendizagem, a qual será muito útil em nossos estudos neste curso.

Seu(sua) formador(a) irá lhe apoiar nesse procedimento.

Em seguida, sugerimos iniciar sua participação na Comunidade, com uma postagem no Mural para uma breve apresentação e divulgação do endereço de seu blog pessoal.

    • Aproveite para visitar o perfil e os blogs de outros cursistas, integrantes de nossa Comunidade. Ao visitar outros colegas, você já pode ir inserindo-os na sua rede de relações.

Momento 2:

Sugerimos, ainda, uma reflexão sobre a Comunidade Virtual Redes de Aprendizagem e o conceito de comunidade que acabamos de estudar. Você consegue observar nesta proposta as qualidades definidas por Jenny Preece (2005). Caso identifique lacunas, sugerimos que o grupo realize esse debate e estabeleça acordos para pautar a caminhada na consolidação de uma Comunidade Virtual Redes de Aprendizagem efetiva. Lembre-se de deixar esse acordo registrado para que possa ser retomado a qualquer momento.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

FOTOS ANALISADAS DO CURSO REDES...






ATIVIDADE 1 - CURSO REDES DE APRENDIZAGEM.

Atividade 1: 

Palavras selecionadas para a pesquisa: aula, professor, aluno, aprendizagem, escola, sala de aula.

Foram observadas as primeiras 50 imagens de cada palavra e utilizamos o buscador Google para realização da tarefa.


OBSERVAÇÕES DAS IMAGENS

Aula, Sala de aula:

A maioria das imagens que apareceram na pesquisa apresentaram uma sala de aula ou  um auditório. Nesta ambiente existiam carteiras ou cadeiras enfileiradas posicionadas em direção a um quadro negro ou palco. Algumas imagens as salas estavam vazias, mas em outras existiam alunos sentados olhando para a professora em pé, ou pessoas assistindo um palestrante no palco. Mesmo imagens de salas informatizadas apresentavam o mesmo padrão. Algumas salas , muito poucas, apresentavam alunos em círculos sentados no chão ou cadeiras agrupadas de 4 em 4.

Aluno:

Crianças, adolescentes, jovens e adultos sentados com livros e cadernos ao seu redor. Algumas vezes sozinhos dando a idéia de que estavam estudando e entendendo o objeto de estudo, outras vezes sozinhos confusos com o que estudavam, e ainda outras vezes acompanhados de um orientador. Em uma das imagens alunos com computadores no modo de organização de sala de aula tradicional. A maioria das imagens mostrava como fonte de pesquisa livros.

Professor:

A maioria das imagens apresenta a professor em pé do lado de um quadro-negro. As vezes as imagens mostram os alunos sentados de modo tradicional, as vezes a imagem só mostram o professor e o quadro.

Escola:

Imagens de fachadas de prédios  com  o letreiro “escola” encima da porta. Algumas imagens de salas de aula tradicional. Outras imagens de prédios, quadros, e pátios de escolas.

Aprendizagem:

Várias imagens de alunos sentados estudando, além de mapas mentais e fluxogramas de metodologias de ensino. entre as idéias sobre aprendizagem a uma divisão entre imagens que mostram a ensino tradicional e imagens que mostram algumas metodologias de aprendizagem focadas no aluno.

Educação:

Imagens de propaganda do governo brasileiro sobre projetos políticos de educação, salas de aula tradicionais, frases de reflexão sobre educação, 

RESUMO DA ANÁLISE DAS IMAGENS

Percebi que dentro da pesquisa de imagens de palavras-chaves sobre aprendizagem, predomina uma visão tradicionalista da educação. A educação acontecendo com uma metodologia no qual o professor é o detentor do conteúdo, e por isso é sua responsabilidade transmitir este conteúdo aos alunos. Logo os alunos tomam uma posição passiva diante de sua aprendizagem e deve receber o conhecimento do professor.
Todo o sistema educativo é montado dentro desta filosofia. Os prédios escolares, as salas de aula, o posicionamento das carteiras, os quadros-negros e os recursos educacionais. Até salas de aula que podemos considerar “ um pouco mais modernas”, com computadores em todas as mesas, ainda sim a visão tradicional predominava no uso da ferramenta. Independente da palavra chave pesquisada, cerca de 85% a 90% das imagens relatavam uma metodologia tradicional. 
Um destaque vai para a pesquisa da palavra "aprendizagem" que se mostrou mais variada e dinâmica do que as outras palavras pesquisadas. Este termo trouxe algumas idéias sobre educação focadas no aluno. Algumas vezes explorando as diferentes ferramentas de aprendizagem, porém na visão do aluno. Desta maneira o conhecimento não está mais "dentro do professor", mais ao alcance tanto deste como do aluno. O professor passa para um papel de "mediador" e o aluno "produtor" do seu próprio conhecimento.
Analisando o cotidiano de minha escola percebo que ela não foge muito ao que foi pesquisado nas imagens. Existem atividades diferenciadas com os alunos seja na sala de informática, sala de leitura, laboratório de ciências, no pátio do colégio, etc. Porém estas atividades não são frequentes. A maior parte dos momentos com os alunos acontece dentro da sala de aula de forma tradicional. Ainda não existe, principalmente nos professores, a mentalidade de utilizar uma metodologia diferenciada, voltada ao alunos e suas competências e habilidades. Um ponto positivo é que percebo que as coisas estão mudando, estou a 6 anos no colégio e venho observando mudanças no olhar do professor, só que de forma muito é lenta.