A cultura juvenil se expressa por meio da música, do cinema, do teatro e das artes em geral e encontra um grande desfio porque a indústria da cultura tenta transformar estas expressõescontestatórias em produtos prontos para o consumo.
Ao lado da cultura industrial de massa, a juventude expressa cada vez mais sua cultura por suas vivencias cotidianas como por exemplos a capoeira, os grupos de hip-hop, rock, rodas de samba, e também grafite, desenho animado, zines, e as ferramentas audiovisuais que aproveitam as tecnologias de informação e comunicação como o you tube, Orkut, flicker, diferentes blogs, entre outros.
“O que está em jogo hoje na cultura produzida pelos jovens é a emergência da criação. E o acesso às novas mídias tem reforçado essa questão. Sob a bandeira da inclusão digital e democratização do acesso aos meios de comunicação, está a ideia de que é possível fazer, escrever, compor, interferir, difundir. Daí a pertinência do debate sobre propriedade intelectual e livre circulação do conhecimento e da cultura”.
Saiba Mais! “Cultura Juvenil: faça você mesmo!”
Com link no blog:http://eepceliamn.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário